Nos últimos tempos investir em Marketing Digital tornou-se a melhor estratégia na busca por melhores resultados. Isso porque as pessoas, em sua grande maioria, estão conectadas à internet e fazendo os seus negócios na rede. Mais do que isso, a internet é hoje a grande fonte de informações e de conhecimento, logo, também por isso, uma rede de negócios.

Tendo consciência deste contexto, vamos à resposta da pergunta que dá título a este artigo. Afinal, o que é um Webinar? Webinars são, antes de tudo, estratégias de Marketing Digital, mais especificamente do Marketing de conteúdo. São conferências ou seminários online, sobre um tema determinado, que podem ser ou não ao vivo, cujo objetivo é fornecer conteúdo rico para os expectadores, que geralmente já estão inseridos num processo de automação de marketing.

Imaginemos que você oferece cursos de confeitaria de um nível mais avançado. Você está convencido de que ter o seu negócio presente na internet é indispensável para ser competitivo. Porém, você percebe que muitas das pessoas que chegam até você depois de verem seus anúncios nas redes sociais ou no Google são pessoas que não têm nenhum tipo de conhecimento na área, ou seja, não são clientes do perfil ideal que você deseja atender. É aí, por exemplo, que um Webinar pode ter um papel fundamental de seleção.

A tua estratégia, tendo em vista a sua necessidade de qualificar o seu público, irá consistir num processo de automação de marketing. Em vez de você fazer propagandas específicas do teu curso completo de confeitaria, você poderá oferecer, antes de tudo, uma aula grátis de conhecimentos básicos de confeitaria, ou seja, o seu projeto será oferecer um Webinar com um conteúdo rico sobre o seu produto ou serviço, de modo que o seu expectador seja qualificado. Ao final do webinar você poderá coletar ainda algumas informações relevantes do seu expectador, como por exemplo, se ele já tem alguma noção de confeitaria, ou em qual nível de conhecimento está, para depois fazer ele seguir o fluxo de automação, de modo que quando ele esteja, de fato, preparado e dentro do seu perfil de cliente, possa adquirir o seu curso completo.

Além de ser esta ferramenta poderosa da automação de marketing e do seu poder de seleção ou segmentação do público-alvo, o Webinar também é um ótimo meio de você atingir vários clientes potenciais ao mesmo tempo, afinal, você pode transmitir ao vivo seu vídeo para um número sem fim de pessoas e depois ainda reaproveitar o mesmo material em outras ocasiões para outros grupos de pessoas.

Se você ainda não fez a experiência de oferecer conteúdo rico aos seus prospects, busque o quanto antes descobrir o grande valor desta estratégia. Programe o seu webinar e tenha um contato poderoso com o seu cliente em potencial, oferecendo-lhe o seu conhecimento, que é o argumento quando o objetivo é convercer.