Com o advento dos negócios na internet tornou-se frequente encontrarmos pessoas convictas de que seus produtos e serviços devem estar presentes na rede, mas sem saberem como mensurar se os resultados serão efetivos.
A mensuração dos resultados obtidos com o investimento feito em publicidade na internet é indispensável para o sucesso do seu negócio e para que você esteja munido dos parâmetros corretos para avaliar o posicionamento do seu produto ou serviço na rede.
No caso do Google Adwords essa mensuração pode acontecer de formas variadas, tudo irá depender do objetivo de sua campanha e do conhecimento técnico que você tenha do processo de marketing digital. Se o seu objetivo inicial é apenas estar presente na internet e ser lembrado pelo seu prospect, ou seja, pelo seu cliente em potencial, as campanhas de Remarketing na Rede de Display podem atender à sua demanda, e aí a mensuração é mais simples: basta observar o número de cliques que suas campanhas obtiveram. Quem sabe, caso você queira ir mais fundo na análise você pode até investigar no Google Analytics qual foi o comportamento que este usuário teve depois que chegou na sua página.
Agora, se o seu objetivo é outro mais específico, como por exemplo, fazer com que o usuário preencha um formulário no teu site ou faça uma ligação para a sua empresa o processo de mensuração deve ser também mais detalhado.
Imagine que você está organizando uma festa de aniversário. Esta festa de aniversário é o seu produto ou serviço. Aí, o que você escolhe fazer é terceirizar a entrega dos convites da sua festa e delega esta função a uma pessoa qualquer. Esta pessoa é sua agência de marketing digital ou até mesmo o próprio Google Adwords. No convite, que é o seu anúncio na rede, você coloca todas as infomações básicas e indispensáveis da sua festa e pede ainda que o convidado ligue pra você confirmando a presença. Agora a lógica é simples: se você recebe as ligações de confirmação de presença, isso significa que o convite foi entregue como o combinado, contendo todas as informações necessárias. Se você não recebe ligações de confirmação de presença, este é um indício de que a entrega do convite não está funcionando, ou até mesmo que o convite ainda não chegou nas mãos de quem, de fato, irá participar da sua festa.
Neste exemplo, onde o convite é o seu anúncio do Google Adwords, vemos a possibilidade de um tipo de mensuração muitas vezes esquecido pelos anunciantes de primeira viagem. A expectativa de que seu negócio dê certo de arrancada, de que mais produtos sejam vendidos, de que mais contratos sejam fechados, ou de que, como no exemplo, a festa seja um sucesso, é maior do que o entendimento do processo do marketing digital como um todo.
Se você é um anunciante mas ainda não conseguiu mensurar os resultados do seu anúncio ou ainda não conseguiu nem definir qual é o objetivo primeiro das suas campanhas de publicidade na internet, o primeiro passo que você deve dar é buscar uma consultoria que te faça enxergar o caminho certo.
Nós na Conectado recebemos muitas vezes clientes com grande experiência e grandes investimentos em propaganda na internet, porém desorientados quando o assunto é resultado e mensuração. Um dos casos mais comuns que encontramos são de clientes que possuem altíssimo investimento financeiro e bons resultados com os anúncios, mas que não sabem que a redução dos investimentos é possível mantendo os resultados, somente com pequenas modificações técnicas nas campanhas, como uma melhora no foco da estratégia ou aumento do número de palavras-chave negativas.