Você criou sua página no facebook e convidou os clientes e amigos para curtirem. Mas mesmo assim parece que o número de fãs da sua página cresce muito devagar.  Você decide então fazer uma promoção no Facebook para acelerar o crescimento da página. Mas por onde começar? Como fazer e controlar a promoção? A seguir você verá algumas dicas para fazer uma promoção de sucesso no Facebook.

1) Solicite a autorização da Caixa Econômica

Antes de começar, na verdade bem antes, com pelo menos 40 dias de antecedência você precisa registrar a sua promoção na Caixa Econômica. Pela legislação brasileira todas as promoções realizadas por empresas envolvendo sorteios e distribuição de prêmios tem que ser autorizadas pela Caixa Econômica. Confira as regras para promoções comerciais no site da Caixa.

2) Siga as regras do Facebook para promoções

Muitas empresas montam suas promoções baseadas em outras promoções que viram no Facebook. São promoções do tipo mande sua foto para nosso mural e peça para seus amigos curtirem ou compartilharem, ou senão escreva em nosso mural para concorrer.  Fazendo isso estão violando as diretrizes do Facebook para páginas e correm o risco de terem suas páginas bloqueadas ou suspensas caso os sistemas automáticos de detecção do Facebook descubram ou se algum usuário reclamar.

Entre outras coisas as diretrizes do Facebook dizem o seguinte:

  • Você não pode usar recursos ou funcionalidades do Facebook como curtir uma foto, fazer um comentário, compartilhar um texto como maneira da pessoa participar da promoção.
  • O fato da pessoa curtir a sua página ou comentar nela não pode inscrevê-la automaticamente na promoção
  • Você deve mostrar as regras da promoção para cada participante
  • Você deve deixar claro que a promoção não é, de maneira nenhuma, patrocinada ou administrada por ou em associação ao Facebook.
  • Você deve deixar claro para o participante que as informações dele estão indo para quem esta fazendo a promoção e não para o facebook.
  • Você tem que notificar o ganhador através de um meio fora do facebook, seja email, telefone, carta, etc. A notificação não pode ser através do Facebook, seja por mensagem, publicação no perfil do ganhador ou na sua página.
  • Você deve usar um aplicativo para administrar a promoção. Mais abaixo falaremos sobre alguns aplicativos.

Para ler as diretrizes completas clique aqui.

3) Crie promoções fáceis de entender. A regra dos 5 segundos.

Se a pessoa não entender a sua promoção em menos de 5 segundos são grandes as chances dela não participar. No Facebook as pessoas estão dando uma passada de olhos nas publicações biscando coisas interessantes. Se ela não entender de imediato o que ela pode ganhar e como faz para participar, ela desiste da sua promoção.

4) Escolha o prêmio certo.

Ninguém vai compartilhar a sua promoção, convidar todos os amigos ou fazer propaganda gratuita sua só para concorrer a uma caneta ou um boné com o logo da sua empresa. Por mais que você ame a sua empresa o seu cliente só vai recomendar a sua empresa se ele achar que o premio vale a credibilidade que ele esta passando para a sua marca e se achar que tem uma boa chance de ganhar. Se você está fazendo um promoção para pais pense num premio que o filho dele vai ter orgulho de contar para os colegas, por exemplo: meu pai ganhou uma volta rápida num carro de corrida no autódromo.

5) Cada tipo de premio atrai um tipo de público

Se você quer atrair pessoas interessadas correr como forma de exercício não adianta nada você sortear um Ipad. Você vai atrair um monte de gente interessada em Ipad que não pretende correr tão cedo. De preferencia para sortear produtos ou serviços que você vende. Por exemplo se você for uma pizzaria sorteie pizzas, se for um salão de cabeleireiros um corte de cabelos. Se a pessoa se interessar pelo premio é porque ela faz parte do seu público alvo.

 6) A quantidade de dados que você consegue pegar do cliente é proporcional a atratividade do premio.

Não adianta querer pegar uma ficha completa do cliente se ele não achar que o premio vale o esforço. Porém nunca deixe de pegar o email pois ele abre mais um canal de comunicação com o cliente. Além do mais você vai precisar do email para informar o ganhador.

 7) Alguns tipos de promoção para você se inspirar

Os tipos de promoção a seguir usam aplicativos de gerenciamento de promoções. Mais abaixo tem uma lista de alguns destes fornecedores.

 Premio Instantâneo: A pessoa preenche alguns dados e entra na promoção. No que entra na promoção já descobre se ganhou ou não. Você pode determinar quais as chances dela ganhar, quando ela pode tentar outra vez, pode determinar que ela deve compartilhar a oferta antes de ver se ganhou e determinar um número máximo de ganhadores que quando atingido encerra a promoção

Cupons: Você cria cupons de desconto visíveis somente para quem curtir a sua página, pode limitar o número de cupons por pessoa, tornar obrigatório compartilhar com amigos antes de ganhar o cupom, dar cupons melhores para quem tem mais amigos curtindo a sua página, pode determinar quando os cupons estarão disponíveis.

Sorteios: As pessoas ganham números para o sorteio quando participam da promoção, pode tornar obrigatório compartilhar com os amigos, pode dar números extras quando amigos dela também participarem da promoção. Por exemplo você pode dar um número quando a pessoa se inscreve e mais 2 números para cada amigo dela que também participar. Então se a pessoa entra na promoção e traz mais 5 amigos ela ganha um total de 11 números  para o sorteio.

Uma variação para incentivar a pessoa a trazer o maior número de amigos é dar prêmios extras para pessoas que atinjam uma determinada quantia de números para o sorteio, Por exemplo a primeira pessoa que conseguir 101 números ganha um brinde.

Concursos de fotos: As pessoas enviam fotos via aplicativo e as outras pessoas votam nas fotos. Quem tiver mais votos ganha. Uma boa aplicação deste tipo de concurso é pedir que as pessoas mandem fotos deles no seu estabelecimento ou usando o seu produto. Por exemplo um restaurante pode solicitar que as pessoas mandem fotos delas comendo um determinado prato no restaurante.

Compartilhamento de cupons: O cupom só fica disponível se um determinado número de pessoas entrar na promoção;

8) Fornecedores de Aplicativos

Uma pequena lista de fornecedores de aplicativos:

Woobox

WildFire by Google

ShortStack

North Social

E você? Tem alguma dica de promoção ou um caso de sucesso? Se tiver conte nos cometários abaixo.