Você já notou que algumas vezes quando faz uma busca no Google aparecem alguns resultados que estão marcados como anúncios? Eles estão lá porque alguém comprou publicidade no Google através do Adwords. Você pode fazer o mesmo e conquistar novos clientes.
O Google Adwords é o sistema de publicidade do Google que permite que você faça anúncios nos resultados do Google e também em vários sites de parceiros e outros sites do próprio Google como o Youtube.
Na publicidade na rede de pesquisa do Google (que inclui além dele outros sites que usam o mecanismo de pesquisa dele) o seu anúncio vai aparecer quando a pessoa procurar pelo termo (que nós chamamos de palavra chave) para o qual você anunciou. Você só paga se a pessoa clica no seu anúncio e vai para o seu site. E não se preocupe, o Google é esperto o suficiente para saber se alguém está clicando várias vezes no seu anúncio só para fazer você gastar mais. Neste caso os cliques não são cobrados ou se cobrados serão reembolsados depois.
E você não precisa ter um comércio eletrônico para fazer os anúncios do Adwords. Você pode querer a pessoa ligue para você ou preencha um formulário de contato para depois a sua equipe dar prosseguimento na venda. Ou mesmo que clique para ver um mapa de como chegar na sua loja ou escritório.
São listados quatro resultados como anúncio antes dos resultados orgânicos e quatro depois. É importante dizer que resultados orgânicos são aqueles links que não são pagos para aparecerem. Basicamente eles são fruto de sites bem otimizados.
Quando você anuncia, escolhe um valor de orçamento diário que quer gastar.O Google Adwords vai mostrar o seu anúncio de tal maneira que o seu gasto não ultrapasse do orçamento diário. Quando o gasto ultrapassa em um dia, é compensado no outro para que a média mensal fique dentro do gasto estabelecido.
Você também escolhe um valor de lance máximo para cada clique. Cada vez que alguém faz uma pesquisa com a palavra chave que você está anunciando, o Google faz um leilão entre todos os que estão anunciando para aquela palavra chave e mostra o melhor qualificado em primeiro lugar. Esta qualificação é baseada no valor do lance e no índice de qualidade do seu anúncio.
Para calcular o índice de qualidade o Google Adwords os três principais fatores são:
Porcentagem das pessoas que clicam no seu anúncio, Texto do anúncio e Qualidade da página de destino ( que é a pagina para onde você está mandando a pessoa quando ela clica).
Se o seu anúncio tiver um bom índice de qualidade você vai precisar pagar menos para conseguir uma posição melhor nos resultados.
Você pode segmentar o seu anúncio para uma determinada área geográfica evitando assim fazer propaganda para pessoas que estão muito longe da sua empresa. Você consegue segmentar por cidade ou grupo de cidades, estado e país. Também consegue segmentar por distância de um determinado local. Estas segmentações de local são mais precisas quando as pessoas estão fazendo buscas através do celular.
Mas quanto custa cada clique? Depende da palavra chave que você escolher para anunciar. Se já tiver bastante gente anunciando para ela o preço do clique ficará mais alto. Se tiver pouca competição, o preço ficará mais baixo. Varia também de acordo com a região para a qual você está anunciando. O anúncio para uma cidade pode ser bem mais barato do que para outra.
O Google tem uma ferramenta chamada Planejador de Palavras Chaves que estima quanto vai custar cada clique dependendo da região geográfica e da palavra chave escolhida. Estima também a quantidade de pessoas pesquisando aquela palavra chave na região escolhida e o número de cliques que espera que você receba. Dá uma ideia também de orçamento diário para aproveitar todos aqueles cliques.
O Planejador de Palavras Chaves também sugere variações da palavra chave. Isto é importante pois pode te mostrar uma palavra chave alternativa que seja mais barata. Também dá muitas ideias sobre como as pessoas estão procurando seus produtos ou serviços e quais as dúvidas que elas tem.
Você pode começar com qualquer investimento. Se o seu orçamento diário for mais baixo que o necessário, o seu anúncio vai aparecer em algumas pesquisas e em outras não, de tal maneira que não estoure o seu orçamento.
A grande vantagem dos anúncios na rede de pesquisa do Google é que você atinge a pessoa na hora que ela está procurando pelo seu produto ou serviço. São pessoas que estão levantando a mão e dizendo “eu quero este produto”. E é muito mais fácil vender para quem está querendo comprar, não é mesmo?
Outra vantagem é que se você integrar com o Google Analytics poderá saber quais palavras chaves estão trazendo pessoas para o seu site e quais páginas elas acessam. Saberá também qual foi o termo de busca usado por uma pessoa que preencheu um formulário de contato no seu site. Ou seja você consegue medir quase tudo e saber o que está funcionando e o que precisa melhorar.
Se por acaso a sua campanha estiver trazendo mais clientes do que você consegue atender, é possível pausar e ativar a campanha a hora que quiser. Pode também programar para ativar somente em determinados horários ou dias.
A outra modalidade de publicidade do Google é na rede de display. A Rede de Display é uma rede composta por propriedades do Google como Gmail e Youtube, milhares de sites de parceiros e até aplicativos de celular, que permitem a exibição de anúncios do Google Adwords em suas páginas.
Os anúncios podem ser de texto, gráficos (estáticos ou animados) ou vídeos. São aqueles banners que você vê nos sites ou aqueles anúncios em vídeo que passam antes do vídeo que você vai ver no Youtube.
Você pode segmentar por sites que falem de um determinado assunto ou tenham textos com uma determinada palavra chave, por sites específicos, por perfil de usuário, por interesse do usuário e por dados demográficos. É uma ótima opção para divulgar a sua empresa para pessoas que tem o perfil de seus clientes mas ainda não estão ativamente no mercado procurando o seu produto.
Serve também para fazer uma campanha de remarketing. A campanha de remarketing é aquela que depois que a pessoa passou pelo seu site, ela é perseguida pelos seus anúncios em outros sites que acessa. Com ela você consegue trazer de volta para o seu site uma pessoa que viu seu produto ou serviço mas não entrou em contato. Muitas vezes as pessoas acessam vários sites ao mesmo tempo e depois vão fazer alguma outra coisa e esquecem o que estavam vendo. Com o remarketing elas são lembradas de você por onde passam.
Os anúncios da rede de display podem ser pagos por clique ou por número de visualizações dependendo do objetivo da sua campanha. Se for para ter uma resposta direta é melhor pagar por clique, se for para divulgar a marca é melhor pagar por número de visualizações.
Tanto as campanhas de pesquisa como as de display podem ser pagas com cartão de crédito, cartão de débito ou boleto. Podem ser pré pagas e o valor de cada clique vai sendo descontando do seu saldo ou pós pagas no cartão quando cada vez que seu saldo devedor chega a um determinado valor o Google faz a cobrança no seu cartão.
Se você tem dúvidas se deve fazer propaganda no Google, lembre-se de que se as pessoas estão procurando é porque querem comprar. Se não te acham nos resultados do Google irão comprar de alguém que está aparecendo lá.
Para começar a anunciar vá no site https://www.google.com.br/adwords/