OTIMIZAÇÃO DE CONTEÚDO

O guia completo sobre como otimizar conteúdo para SEO e Links

O marketing de conteúdo já solidificou sua estatura como uma potência no universo do marketing digital.

Ao crescer o público e a base de clientes de uma marca, ele certamente provou seu valor, especialmente quando integrado a outras disciplinas baseadas em dados (como SEO).

Não é mais uma tendência. Já abriu caminho para ficar.

O QUE É OTIMIZAÇÃO DE CONTEÚDO?

A Otimização de Conteúdo é um processo no qual uma página da Web e seu conteúdo são otimizados para tornarem-se mais atraentes, úteis e acionáveis ​​para os usuários. Normalmente, os processos incluem correções e melhorias no desempenho técnico (ex: velocidade da página) e texto de conteúdo para que ele possa classificar melhor nos mecanismos de pesquisa.

EVOLUÇÃO DO CONTEÚDO WEB: CONTEÚDO 10X

A concorrência pela atenção foi levada a novas alturas. Com o fato de que uma grande quantidade de editores de diferentes verticais já compraram o conceito de empurrar muito mais “conteúdo excelente” em uma taxa cada vez maior (2 milhões de postagens de blog são publicadas todos os dias).

O que é o conteúdo 10x?

“Conteúdo que é 10 vezes melhor do que o melhor resultado que atualmente pode ser encontrado nos resultados de pesquisa para uma determinada frase ou tópico de palavras-chave.”

Rand Fishkin

O conteúdo excelente não é tão bom quando não está bem otimizado. E otimizar o conteúdo para ser muito mais competitivo para os Resultados de Busca evoluiu tremendamente ao longo dos anos.

A otimização de conteúdo é, basicamente, o processo de aprimoramento da estética e desempenho dos recursos ou páginas do site que oferecem um valor único para os usuários pretendidos através do SEO on-page, otimização de conversão, experiência do usuário, design, edição de conteúdo e muito mais.

RE-OTIMIZAÇÃO DE CONTEÚDO COMO ROTA PARA O SUCESSO DE SEO

Na minha experiência como SEO, penso que existem duas abordagens estratégicas principais para alcançar o sucesso na Otimização para Resultados de Busca.

A primeira rota é focar a campanha no lado técnico da otimização de pesquisa. Sites de comércio eletrônico que têm milhares de páginas geralmente prosperam nesse tipo de abordagem.

Rota para o SEO 2

Entretanto a segunda rota para o sucesso de SEO é concentrar implacavelmente recursos em campanhas criativas de aquisição de links – em que, honestamente, nossa agência prosperou genuinamente nos últimos 3 anos.

A última rota, que eu pessoalmente prefiro hoje em dia, está focada em aproveitar o que o site já possui – através da re-otimização de conteúdo sistematizada.

Rota para o SEO 3

 

ONDE COMEÇAR?

Este processo centra-se em auditorias e aprimoramentos a nível de página, o que o torna diferente do que se parecem as análises técnicas comuns de SEO no site (que principalmente se concentra em mudanças na configuração inicial do site).

Começa com a atribuição e interligação de múltiplos objetivos para cada uma das páginas que você otimizará, tais como:

1. Fazer com que uma única página classifique para vários termos de pesquisa.

Múltiplo rankeamentos na busca

2. Conquistar a Posição # 0 na Pesquisa Semântica.

Posição 0 no Google

3. Aumentar a probabilidade de páginas ganharem links para consultas informativas.

 

Abaixo estão as etapas necessárias, uma vez que você sabe o que deseja alcançar para sua campanha.

PASSO 1: COMECE COM AS 20 PÁGINAS PRINCIPAIS DO SEU SITE.

Obtenha dados do Google Analytics e do Google Search Console para determinar as páginas de alto desempenho do seu site.

Nota: Priorize aqueles que já estão ajudando o site a gerar leads/conversões – e o mais importante, páginas que segmentam palavras-chave com volume de pesquisa mensal médio a alto.

PASSO 2: ANALISE O QUE OS SEUS CONCORRENTES FAZEM DIREITO PARA CADA TERMO DE BUSCA/PÁGINA

Comece com aqueles com quem você confia que pode facilmente competir.

PASSO 3: ATUALIZE E RE-OTIMIZE O CONTEÚDO PARA COMPETIR

Uma campanha de relançamento de conteúdo bem planejada pode afetar massivamente o tráfego orgânico do seu site (veja o que Brian fez aqui).

PASSO 4: APÓS TRABALHAR EM SUAS 20 PÁGINAS PRINCIPAIS, CONTINUE PARA AS PRÓXIMAS PÁGINAS DA LISTA E REOPTIMIZE OS OUTROS ATIVOS EXISTENTES DO SEU SITE.

O objetivo é ter mais páginas capazes de atrair milhares de visitantes altamente qualificados para o seu site. É assim que você pode construir uma fortaleza a partir de seu site.

Abaixo estão as 17 dicas de otimização de conteúdo que são uma grande parte de nossas próprias estratégias de SEO para campanhas de marketing de nível corporativo.

 

17 Dicas úteis para otimização de conteúdo

 

Títulos de páginas precisos e altamente descritivos

1. TÍTULOS DE PÁGINA PRECISOS E ALTAMENTE DESCRITIVOS

As tags de título ainda permanecem como um dos fatores de classificação mais importantes no algoritmo de classificação do Google.

Otimização de Tag de Título

  • Otimize os títulos da suas páginas para a taxa de cliques (CTR)
  • Use sua(s) palavra(s) principal(is) dentro do título – preferivelmente colocada mais perto no início do título.
  • Alinhe seu conteúdo com títulos para coincidir com a intenção do usuário.
  • Compare os títulos com seus concorrentes.

 

LSI e palavras-chave secundárias

2. LSI & PALAVRAS-CHAVE SECUNDÁRIAS

Estrategicamente coloque outras variantes de palavras-chave e termos semanticamente relacionados dentro de títulos, descrições, subtítulos, texto alternativo de imagens e corpo do texto

Variantes lsi e palavra-chave

Nota: É importante usar substantivos e entidades mais relevantes na sua escrita. (Leia mais sobre a Otimização de Entidades de Pesquisa). Isso também deve ser parte de sua pesquisa de palavras-chave para a estratégia de conteúdo.

 

legibilidade

3. LEGIBILIDADE

As pessoas não lêem na web. Eles passam os olhos (escaneiam).

O tempo médio de atenção dos seres humanos tem ficado cada vez mais curto desde a revolução móvel. É melhor otimizar seu conteúdo para diferentes conjuntos de usuários – aqueles que pretendem aprender e aqueles que desejam chegar às respostas rapidamente.

Exemplo:

Amostra de legibilidade

  • Otimize o conteúdo para quem faz leitura superficial
  • Use frases mais curtas e quebre parágrafos longos.
  • Faça com que as partes mais interessantes do conteúdo sejam proeminentes (através do uso apropriado de cabeçalhos h1, subtítulos, negrito e espaços em branco).

 

Entregue mais que o esperado com ganchos inesperados

4. ENTREGUE MAIS QUE O ESPERADO COM GANCHOS INESPERADOS

Forneça um valor único em seu conteúdo, incluindo idéias ou outros elementos de conteúdo que seus leitores raramente encontrarão em outro lugar.

Isto é o que tornará o seu conteúdo mais propenso a receber links.

 

Educar-ou-ser-útil

5. EDUCAR OU SER ÚTIL

Fornecer conteúdo freemium é uma das melhores maneiras de tornar seus ativos de conteúdo em uma máquina de construção de links.

Html-cheat-sheet

Explore e aprenda com outras indústrias.

Por exemplo, outras verticais não investem tanto na criação de conteúdo interativo. Seja mais competitivo, levando seus recursos um passo à frente do que seus concorrentes.

Etiquete-ou-seja-útil-amostra

O mesmo princípio também pode ser aplicado às páginas do produto – se você estiver rodando um site de comércio eletrônico, inclua os seguintes elementos:

inocente

  • Guias rápidos de compras
  • “Você sabia” ou seção de fatos divertidos sobre seus produtos
  • Benefícios
  • Como funciona o produto (imagens)
  • Em seguida, torne as informações detalhadas opcionais e/ou escaneáveis

Por fim, é imperativo aprender como projetar conteúdo para educadores. Estude os tipos de conteúdo/páginas que os principais sites .edu linkam no seu espaço.

Stanford

Profundidade do conteúdo

6. PROFUNDIDADE DO CONTEÚDO

A Wikipedia foi bem sucedida como um site, não só por causa do tamanho do conteúdo, mas também pela profundidade das informações que eles fornecem para cada um de seus conteúdos.

Isto é o que torna milhares de suas páginas tão poderosas (pesquisáveis, compartilháveis ​​e linkáveis). Concentre-se na profundidade do tópico, não apenas no tamanho.

Seja melhor do que o wiki da sua indústria.

Use a marcação “atualizado pela última vez” ao re-optimizar/atualizar a profundidade do seu conteúdo. A recência de um conteúdo de alta qualidade pode ajudar a aumentar a sua taxa de cliques nos resultados de busca e, eventualmente, a sua posição nos resultados.

Last-updated-timestamp

 

7. Muito Longo; Não Li (ML;NL)

Coloque o resumo, conclusão, pontos principais ou a versão ML;NL do seu conteúdo, onde os visitantes possam vê-los instantaneamente – acima da dobra.

Fornecer respostas rápidas e diretas aos usuários (que na maioria das vezes preferem ver as respostas o mais rápido possível) também podem melhorar exponencialmente a satisfação do visitante.

Isso, por sua vez, pode ajudar suas páginas a competir e classificar nos resultados da Google Answer Box.

 

Caixa de resposta do Google

8. CAIXA DE RESPOSTA DO GOOGLE / SNIPPETS DESTACADOS

15% das consultas globais exibem snippets destacados. Existem 3 tipos de resultados da Caixa de Resposta do Google: Parágrafos (63% de todos os snippets destacados exibidos nos resultados de pesquisa do Google), Listas (19%) e Tabelas (16% – de acordo com os dados coletados pela STAT).

Atualmente, eu tenho um processo muito primitivo na otimização de páginas para esses snippets.

Utilizo o Google Search Console para identificar manualmente as consultas que exibem caixas de resposta do Google (com base nas 20 principais páginas de destino que eu escolhi trabalhar na re-optimização).

Search Console> Tráfego de Pesquisa. Search Analytics> Clique em Páginas Filtrar Páginas> Clique em uma página> Clique em Consultas

Uma vez que determinei quais páginas/consultas mostraram snippets destacados, posso então reestruturar seções-chave do conteúdo para corresponder ao tipo de resultados da Caixa de resposta mostrados para cada consulta de destino:

  • Fornecer respostas lógicas e as mais precisas a essas consultas e tipos de caixa de resposta.
  • Fornecer a melhor definição para consultas do tipo “o que é” – para tentar substituir snippets de parágrafo fracos.
  • Criar tabelas baseadas em dados para tentar substituir snippets de listas “fracas” (não listas “Como Fazer”).
  • Obtenha mais ideias de conteúdo/palavra-chave para trabalhar a partir de “As pessoas também perguntam”

Também - pergunte

Leitura recomendada: Como ganhar mais snippets em destaque (PDF) – por Rob Bucci

9. SCHEMA / MARCAÇÃO DE DADOS ESTRUTURADOS

Os dados estruturados facilitam o trabalho dos mecanismos de busca de entender sobre o que é o seu conteúdo. Isso é cada vez mais importante na otimização de pesquisa de hoje (como Mike King mencionou, é o futuro da busca orgânica).

Tornou-se mais fácil aplicar essas marcações extras. O Google tornou muito simples para os webmasters, oferecendo ferramentas gratuitas para implementar marcadores de dados estruturados: Assistente de marcação de dados estruturados e a Ferramenta de teste de dados estruturados.

Se você estiver usando o WordPress, existem alguns plugins que podem ajudá-lo a implementar isso (como All in One Schema.org Rich Snippets).

Guias úteis para implementar dados estruturados:

 

10. CONTEÚDO VISUAL / RICH MEDIA

Otimize seus recursos de conteúdo para um melhor engajamento com visuais de marca e conteúdo de rich media, como:

  • Imagens de alta qualidade
  • Infográficos / visualizações de dados
  • Vídeos
  • Conteúdo interativo (páginas de destino HTML5)
  • Memes

Esses elementos de conteúdo também podem aumentar as conversões – especialmente em páginas transacionais (ex: gráficos de tamanhos de produtos).

 

11. LINK OUTROS SITES & COLABORE

Estabeleça confiança nos usuários e mecanismos de busca citando/linkando outros sites e entidades com autoridade.

Cite fontes confiáveis ​​dentro de sua própria escrita, especialmente aqueles que provavelmente ajudarão a ampliar sua promoção de conteúdo.

Você pode tornar seus ativos de conteúdo mais robustos ao colaborar e buscar ajuda de outros (co-criação e co-marketing).

 

12. LINKS INTERNOS

Passe mais relevância de links e melhore a capacidade de rastreabilidade de seus principais ativos de conteúdo ao linkar no contexto as outras páginas mais profundas do seu site.

Aproveite seus links internos usando textos âncora altamente descritivos (ou mesmo parciais). Isso ajudará seus ativos de conteúdo importantes a serem melhores para as palavras-chave que estão segmentando.

 

13. ACESSIBILIDADE

Transfira mais valor de classificação para suas páginas-chave diminuindo o número de cliques na página inicial. Incluindo estas páginas nos seus links de navegação (ou qualquer tipo de links destacados visíveis para os novos visitantes) é um ótimo exemplo.

 

14. TEMPO DE PERMANÊNCIA & CONVERSÕES

O que é Tempo de Permanência?

O tempo de permanência, em certo sentido, é uma fusão da taxa de rejeição e tempo no site – ele mede o tempo que leva para que alguém retorne a um SERP depois de clicar em um resultado (e pode ser medido diretamente dos dados do próprio mecanismo de busca). –

Dr. Pete Meyers

Quanto maior o tempo de permanência (ou o período de tempo que um visitante orientado a pesquisa permaneceu dentro do site), melhor poderia impactar os rankings de pesquisa. Isso implica que o pesquisador ficou satisfeito com o resultado que clicou nos resultados exibidos pelo Google para uma consulta.

Abaixo estão várias maneiras que você pode fazer para otimizar seus ativos de conteúdo para um melhor tempo de permanência (e conversões).

1. Forneça Chamadas para Ação (CTA) Claros

  • Verifique se o CTA é relevante para o seu conteúdo
  • Proeminentemente colocado dentro da página (na parte inferior, barra lateral, cabeçalho ou pop-up).
  • Teste e melhore continuamente seus CTAs

2. Estabeleça e crie autoridade com sinais de confiança e prova social

 

3. Linkagem interna para páginas relacionadas para aumentar o tempo de permanência no site

Seus ativos de conteúdo devem ser veiculados como camadas de conteúdo que possam direcionar os visitantes para suas páginas transacionais (serviços ou produtos).

4. Incentive o compartilhamento nas redes sociais.

 

Velocidade da página

15. VELOCIDADE DE PÁGINA

O Google claramente colocou uma quantidade significativa de peso na velocidade como um sinal de classificação. Eles estão continuamente obcecados sobre como eles querem que tudo seja rápido nesta era moderna da web (especialmente para usuários móveis).

Dicas de velocidade de página Dicas rápidas para acelerar o seu site (via VentureHarbour):

  1. Use uma rede de entrega de conteúdo (CDN)
  2. Use uma empresa de hospedagem muito rápida
  3. Instale um plugin de cache (WP Total Cache)
  4. Adicionar Expires headers para alavancar o cache do navegador
  5. Comprima suas imagens (use WP SmushIt para WordPress)
  6. Limpe seu banco de dados
  7. Comprima seu site com o Gzip
  8. Corrija todos os links quebrados
  9. Reduzir seus redirecionamentos
  10. Minify CSS e JS files
  11. Substitua o PHP por HTML estático sempre que possível
  12. Link para suas folhas de estilo, não use @import
  13. Desligue ping backs e os trackbacks no WordPress
  14. Habilitar Keep-Alive
  15. Especificar dimensões da imagem
  16. Especifique um conjunto de caracteres em cabeçalhos HTTP
  17. Coloque CSS no topo e JS na parte inferior
  18. Desativar Hotlinking de imagens
  19. Desabilitar todos os plugins que você não usa
  20. Minimizar tempos de ida e volta (RTTs)
  21. Use CSS Sprites
  22. Use a diretiva rel = “prerender” (saiba mais aqui).

 

16. CONSTRUIR LINKS!

Os links ainda são muito importantes para se classificar melhor nos dias de hoje (e definitivamente um dos 3 principais principais fatores de classificação).

Deve ser muito mais fácil obter e ganhar links para seus ativos de conteúdo se eles já forem 10x melhores que o que seus concorrentes estão oferecendo.

Alcance as pessoas / editores que já mostraram interesse no tópico abordado pelo seu conteúdo – especialmente aqueles que vincularam / compartilharam conteúdo semelhante no passado.

Recursos de construção de links úteis:

 

17. OTIMIZAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

O Google recentemente começou a experimentar “indexação com prioridade para dispositivos móveis“.

Em que o Google examinará principalmente as versões móveis das páginas para seus sinais de classificação e recairá na versão da área de trabalho quando não houver nenhuma versão móvel.

Com esta próxima grande mudança de como o Google tratará páginas para avaliação de classificação, considerar ter versões móveis para os ativos de conteúdo chave do seu site, poderá ajudar a melhorar sua visibilidade de pesquisa.

Mas não há necessidade de se preocupar se seu site não tiver uma versão móvel, conforme o Google:

“Se você tiver apenas um site de desktop, continuaremos a indexar o seu site da área de trabalho, mesmo que estejamos usando um agente de usuário móvel para visualizar seu site”.

Aqui estão algumas das recomendações do Google sobre o que os webmasters poderiam fazer para preparar:

  • Se você tem um site responsivo ou um site de serviço dinâmico onde o conteúdo principal e a marcação são equivalentes em dispositivos móveis e desktop, você não deve ter que mudar nada.
  • Se você tiver uma configuração de site onde o conteúdo primário e a marcação são diferentes em dispositivos móveis e desktop, você deve considerar fazer algumas alterações em seu site.
    • Certifique-se de oferecer uma marcação estruturada para a versão desktop e móvel. Os sites podem verificar a equivalência de sua marcação estruturada em computadores e dispositivos móveis digitando os URLs de ambas as versões na Ferramenta de Teste de Dados Estruturados e comparando a saída.
    • Ao adicionar dados estruturados a um site móvel, evite adicionar grandes quantidades de marcação que não sejam relevantes para o conteúdo de informações específicas de cada documento.
    • Use a ferramenta de teste robots.txt para verificar se a sua versão móvel está disponível para o Googlebot.
    • Os sites não precisam fazer alterações em seus links canônicos; continuaremos a utilizar estes links como guias para servir os resultados adequados para um utilizador que procura em computadores ou dispositivos móveis.
  • Se você é um proprietário do site que só verificou seu site de desktop no Search Console, adicione e verifique sua versão móvel.

Isso significa otimizar completamente algumas de suas páginas importantes para usuários móveis (otimizando para busca local, velocidade e dados estruturados).

Pensamentos finais.

Eu ainda acho que há um pouco de verdade no ditado “se você o construir, eles virão”. O sucesso sempre o acompanhará quando você for consistentemente ótimo em alguma coisa.

A re-optimização do seu conteúdo deve ser um bom começo.

Gostou dessa postagem? Siga-me no Twitter @jasonacidre.

 

Jason Acidre é co-fundador e CEO da Xight Interactive – uma agência de marketing digital com sede nas Filipinas. Ele também é o autor do blog kaiserthesage. Você pode segui-lo no Twitter @jasonacidre.

Este artigo foi originalmente publicado em inglês como o título: Content Optimization