Eu tive uma carreira muito afortunada. Eu estava na dianteira de uma mudança na tecnologia que afetou a forma como as empresas e as pessoas interagiam. Por isso, passei um tempo com muitas das maiores empresas do mundo, muitas vezes me reunindo também com seus CEOs. A foto acima é Bob Iger, CEO da Disney. Conheci e palestrei para Beth Comstock, vice-presidente da GE. Fritz Henderson, quando ele dirigiu a GM, foi gentil o suficiente para exibir meu primeiro livro com Julien Smith. E assim por diante. Não estou escrevendo uma única palavra para me gabar, porque para ser sincero, cada vez que estou na frente de pessoas da Coca-Cola ou da Pepsi ou do Google ou da Microsoft, tenho o mesmo sentimento: por que DIABOS estou aqui? Como eu cheguei aqui? E é realmente tão fácil ser convidado para os escritórios de algumas das maiores empresas do mundo? (Não, não é.) Eu direi o que eu sei.

Como atrair a atenção de grandes empresas para sua pequena empresa

Compartilhe tudo – Muitas pessoas se preocupam que, se você publicar suas “grandes ideias” em seu site, “alguém pode roubá-las”. Aqui estão algumas verdades: suas idéias não são incríveis apenas escritas, e você provavelmente (sem querer) roubou um pedaço de sua idéia de outra pessoa, então não se preocupe com isso. Coloque suas melhores idéias para o mundo. Meu próprio caminho foi assim:

  • Blogando e ninguém prestando atenção.
  • Blogado para um lugar maior, pago em linksbacks para o meu próprio site. Mais atenção.
  • Meu blog começa a ganhar tração. Estou compartilhando tudo o que posso sonhar.
  • Aparece o Twitter. Cheguei cedo nele. Mais pessoas “me descobriram”.
  • Guy Kawasaki me dá uma grande chance pedindo-me para falar com ele em um evento da Thomson / Reuters.
  • Oferta de livro porque meu blog é um dos 10 melhores blogs de marketing do mundo (naquele momento).
  • O livro alcança a lista dos mais vendidos do New York Times além de várias outras listas (escrito com meu amigo Julien).
  • Palestras e consultorias crescem..

Se eu fosse dar-lhe alguns conselhos sobre como mudar isso para ajustar a realidade atual, eu ainda escrevo o blog, mas eu também adicionaria um podcast e um videoblog. Sim, é mais trabalho. Mas os fatos estão lá: as pessoas simplesmente não estão lendo tanto. Eu sinto Muito. Saiba como fazer um podcast. Saiba como fazer um videoblog. Mas esse foi o primeiro passo para alcançar todos os grandes. Vou enfatizar a parte importante novamente: eu compartilhei tudo o que estava pensando, todas as minhas melhores idéias, e eles me pagaram vir e compartilhar o que quis dizer e como se aplicava a eles. Destaque seu status de Visão Externa ou de um “Cara Normal”, mas com um linguajar corporativo – Em todas as situações em que eu trabalhei com uma grande empresa, entrei representando a perspectiva da “pessoa comum”, mas com algumas idéias e “ganchos” para ajudar a empresa a ver o que eles poderiam fazer com minhas informações. Eu vou explicar: A Sony Electronics USA queria fazer um produto de marketing de conteúdo com algumas de suas câmeras de fotografia e de vídeo. Eu disse: “Bem, você sabe, como um pai, é interessante que de repente há tantos esforços focados em “mamães blogueiras”. Por que não criamos o O Verão dos Pais Sony e mostramos crianças e pais trabalhando em projetos de conteúdo com seus dispositivos? Eles adoraram e compraram a idéia. Eu tive a idéia, mostrando o meu status de “cara comum” como um pai e como alguém que usava aparelhos como qualquer outro consumidor. Eu não fui com a abordagem “Eu sou um especialista” porque muitas pessoas chegam a grandes empresas falando sobre como eles são especialistas e super inteligentes e os melhores da turma. Eu me destaquei simplesmente porque eu tinha uma ideia concreta e tangível baseada na experiência do mundo real do que as pessoas realmente podem fazer com seus produtos. Faça com que seja fácil fazer negócios com você – Este é um item muito importante para mim. Eu ouço pequenas pessoas da empresa me contando o tempo todo como eles querem conseguir trabalho com grandes empresas e, no entanto, é super difícil se conectar com elas e entender o que significa trabalhar com a empresa e muito mais. Coloque “sugestões de serviço” em todo o seu site para que as pessoas compreendam quais os tipos de projetos com os quais eles podem trabalhar. Coloque informações de contato sempre que faz sentido para um próximo passo. Fale sobre como um trabalho típico funciona no texto do seu site. E uma vez que você receber uma chamada de uma organização dessas, seja claro sobre como seu processo funciona em todas as etapas. Parte integrante disso é saber como as empresas maiores funcionam. Vou dar-lhe um exemplo pessoal: muitas empresas possuem um sistema de gerenciamento de fornecedores relativamente complicado. Isso significa que quando você ou eu queremos trabalhar com eles, não é como se fossem passar um cartão de crédito para nos pagar (embora às vezes eles o façam). Existem formas. Existem processos. Às vezes, existem sites de banco de dados corporativos nos quais você deve se cadastrar. Aprenda isso. Faça essa pergunta no início das conversas: “Ei, qual é o processo para a aprovação do vendedor?” Isso indica à grande empresa que você não é um novato sem idéias. (Você pode ser, mas pelo menos você usou o código secreto.) Procure isso em todos os sentidos. Eu fui ao Centro Nacional de Empreendedores em Orlando, onde a Disney (principalmente, se não exclusivamente) ensina os pequenos como é melhor interagir com um cara grande (como a Disney). Então, por exemplo, você pode assar um muffin delicioso, mas quando a Disney encomendar 26 mil deles, o que você faz? É importante que você pense dessa maneira e pergunte-se a si mesmo: como faço para que seja mais fácil se conectar comigo e fazer todas as outras coisas de interface necessárias? Eu deixei o mais difícil para o final. Tenha algo acionável e que valha a pena para a Grande Empresa – uma vez eu consegui passar algum tempo com uma empresa de cuidados de saúde. Eles queriam saber como eles poderiam ativar sua base de clientes para se interessarem em contar a Washington o que eles queriam de uma perspectiva de gerenciamento de cuidados de saúde. Na minha reunião, dei passos de ação realmente concretos para o que poderia ser feito. Eu mostrei mini planos de projeto de como poderíamos implementar a experiência. Não fiz apenas um brainstorm de idéias. Levei as idéias para um ponto em que as ações necessárias para realizar a tarefa eram claras. Muitas vezes, o pequeno não merece a reunião. Não porque você seja pequeno. Porque você realmente não tem nada que mude suficientemente a vida do cara grande. Você tem que ter algo que mostre uma mudança mensurável nos negócios. (Isso quase sempre significa receita.) Existe uma verdadeira grande razão pela qual me distanciei rapidamente de muitas pessoas que se chamavam especialistas em mídias sociais. Um dos motivos era que a maioria deles estava dando conselhos que não tinham impacto tangível na receita. Tendo trabalhado dentro de grandes empresas, eu sei que os maiores fatores de cada decisão são baseados na receita (e preço da ação) ou na retenção (mantendo as pessoas felizes). Se você não traz uma idéia ou produto ou serviço que afete essas áreas principais, você realmente não tem motivo para estar na mesa.

Seja útil e seja fácil de trabalhar e de se tornar conhecido

Esses são os três maiores conselhos que posso oferecer para você, se você estiver procurando por alcançar empresas grandes. Seja útil – faça um conteúdo realmente bom que ajude as pessoas com alguma solução. Mostre-o em vídeo, em uma postagem no blog, em um episódio de podcast. Seja fácil de trabalhar – facilite o contato e trabalhe para se integrar com as empresas que você pode servir. Faça-se conhecido – mantenha o marketing de conteúdo e a criação de mídia. Tente não desperdiçar sua plataforma escrevendo algo que não contribua para que alguém mais adiante decida trabalhar com você.   Chris Brogan – CEO OF OWNER MEDIA GROUP Este artigo foi originalmente publicado em inglês como o título: How to Attract The Attention of Big Companies For Your Small Business