Como o Buffer aumentou a sua audiência para mais de 1,5 milhões de visitantes

Toda empresa é uma empresa de mídia nos dias de hoje, e o Buffer não é diferente.

Começamos o blog Buffer Social em janeiro de 2011 e desde então tem sido um componente chave no sucesso da empresa. Publicamos mais de 1.000 postagens – e temos a honra de receber mais de 1,5 milhão de visitas por mês.

No entanto, foi uma longa e desafiadora jornada.

A primeira vez que atingimos um milhão de sessões em um mês de calendário foi em março de 2015 – um total de 4 anos após o lançamento – e após meses de flutuação em torno de 1,1 a 1,2 milhões de sessões e lutando para crescer, atingimos 1,5 milhões de sessões em maio de 2017.

Você pode verificar o nosso crescimento abaixo:

Durante a nossa jornada de zero a mais de 1,5 milhões de visitas mensais, aprendemos muita coisa e gostaríamos de compartilhar algumas de nossas lições com você hoje.

Pronto para entrar?

O sistema de 3 passos por trás do crescimento do nosso blog

Nesta publicação compartilharemos o processo de três passos que usamos para aumentar esse blog:

  1. Audience
  2. Cadence
  3. Promotion

Sinta-se à vontade para clicar no item que mais lhe interessa para pular para essa parte.

1. Audiência

Entendendo o conteúdo que o público deseja

O conteúdo que você lê aqui é tem grande chance de ser sobre a evolução das mídias sociais, como criar conteúdo incrível de mídia social ou dicas e truques pouco conhecidos, pois é sobre os últimos desenvolvimentos e recursos do Buffer (também compartilhamos todo o conteúdo relacionado a nossa cultura no nosso blog aberto também).

Nossa esperança é que essas postagens reflitam as necessidades de nossos clientes, bem como as perspectivas e opiniões dos escritores, editores e estrategistas que compõem a equipe de marketing da Buffer. E, por sua vez, esperamos que alguns leitores acabem se tornem clientes do Buffer..
Antes de pensar em idéias de blog, é útil entender o que seus leitores querem de você. Caso contrário, você está atirando no escuro e esperando que tudo funcione.

Após várias iterações de nosso conteúdo e através do estudo de nossos dados de postagens de blog, descobrimos que nosso público gosta de nossas postagens educacionais longas.

Saber disso nos ajudou a decidir quais tipos de postagens de blog escrever. E não importa o tipo de publicação que criamos, o objetivo é ajudar os profissionais de marketing e as pequenas empresas a se tornarem mais bem sucedidos nas redes sociais.

Tente isso

Para descobrir o que seus leitores querem, você poderia estudar o desempenho de suas postagens de blog existentes ou perguntar aos seus leitores diretamente através de pesquisas na página, como Hotjar Polls.

Como apresentamos idéias de blog

Pode ser um desafio criar continuamente peças de conteúdo de alta qualidade, semana após semana.

Como um blog estabelecido, você pode correr o risco de deixar seus padrões ou esperar que a criatividade possa ser agendada para atingir um certo número de postagens em qualquer mês.

No Buffer, fazemos o nosso melhor para evitar essa maneira de pensar.

Embora tenhamos o objetivo de publicar duas vezes por semana (mais sobre como decidimos sobre essa cadência um pouco mais tarde), sempre nos esforçamos para conseguir a máxima qualidade e o ponto de encontro entre o conteúdo que nós sabemos que obterá tráfego e conteúdo que ofereça valor aos nossos leitores (e Buffer).

Por exemplo, podemos escrever sobre as últimas tendências das redes sociais ou os recursos da plataforma, mas você não nos verá comentando sobre uma possível candidatura presidencial de Mark Zuckerburg apenas para obter algum tráfego rápido.

Aqui estão as várias maneiras que usamos para ter idéias de posts para o blog:

Palavras-chave: Rankear bem para palavras-chave sobre marketing de redes sociais, como “análise de mídias sociais”, tornou-se gradualmente o foco principal para nós. Nós tendemos a pesquisar oportunidades de palavras-chave e, em seguida, apresentar idéias em torno delas.

Inspiração: mantemos um olho para discussões populares na indústria, como a queda no alcance orgânico no Facebook e fazer um brainstorm de idéias sobre cada tópico.

Notícias: Sempre que uma plataforma de redes sociais lança um novo recurso como Instagram Stories e Facebook Stories, nós gostamos de ajudar nossos leitores a entender o que a atualização significa para seus negócios.

Experiência passada: apresentamos idéias baseadas em postagens que tiveram um bom desempenho. Por exemplo, quando nossa publicação em fórmulas de título funcionou bem, pensamos em idéias como fórmulas de redação e fórmulas de narração de histórias.

Intuição: às vezes você só precisa confiar em seu instinto. Ocasionalmente, apresentaremos idéias de posts baseadas na intuição que construímos ao longo dos anos de execução do blog.


Como decidimos quais postagens escrever

Nós temos muitas idéias, mas nem todas elas são publicadas no nosso blog.

Ao avaliar uma ideia, pensamos nas seguintes questões:

  • Isso é relevante para profissionais de marketing ou proprietários de pequenas empresas que trabalham em suas mídias sociais?
  • Isso ajuda a resolver um desafio que enfrentam no trabalho?
  • Isso já foi escrito antes?Se sim, podemos adicionar mais valor ao tópico?
  • Existe algum interesse nesse tópico? (Às vezes, isso significa olhar para o volume de pesquisa para a palavra-chave ou para os dados do Google Trends)

Quando podemos responder “sim” a essas perguntas, escolheremos essa ideia e passamos para a coluna “Pipeline” no nosso painel Trello.

Tente isso:

Determine um conjunto de critérios relevantes para os objetivos do seu blog. Escrever apenas postagens de blog que atendam aos seus critérios pode ajudar a manter a qualidade do seu conteúdo alta.

2. Cadência

Encontrando a cadência certa para atingir nossos objetivos

Ao longo dos anos, percebemos a importância da cadência editorial e chegando em 2017, decidimos que era algo em que queríamos focar pesadamente.

Após alguma experimentação, percebemos que precisávamos fazer o seguinte:

Publique de forma consistente: tentamos publicar quatro ou cinco vezes por semana, mas descobrimos que nossos padrões estavam caindo e nós estávamos no lado perdedor da batalha qualidade versus quantidade. Descobrimos que duas novas postagens de blog e mais as notas do nosso podcast por semana, parecem ser a quantidade perfeita de conteúdo.

Planeje com antecedência: ao planejar nosso conteúdo com antecedência de quatro a seis semanas antes da publicação, temos tempo suficiente para pesquisar e planejar como cada novo conteúdo será promovido.

Para nos ajudar com isso, usamos uma agenda integrada ao Trello que exibe cartões com datas de vencimento em formato semanal ou mensal. Utilizamos o calendário mensal para nos ajudar a organizar o nosso cronograma editorial e nos fornecer uma visão geral das próximas semanas.

Planejar com antecedência e ter mais tempo para editar nosso conteúdo tem sido um dos fatores-chave para destravar nosso crescimento e atingir o marco de 1,5 milhão. Isso nos permitiu ter o maior cuidado com cada postagem para garantir que a qualidade estava certa na hora de publicar.

Tente isso:

Eu recomendaria experimentar e encontrar uma cadência editorial adequada com base em seus objetivos de conteúdo e na quantidade de tempo que você tem. Não há uma cadência editorial certa. O HubSpot publica vários artigos por dia, enquanto o Backlinko publica menos de uma vez por mês.

2 formas de simplificar a nossa comunicação editorial

1. Mantendo tudo em um só lugar

Slack, email, Discourse …

A comunicação pode ficar um tanto complicada às vezes. Para combater isso, temos todas as discussões-chave nos respectivos cartões de Trello de cada post. Mesmo que discutamos algo relacionado a uma postagem no blog em Slack ou em chamadas de vídeo, vamos fazer uma anotação no cartão Trello.

Isso serve para dois propósitos:

  1. Ponto de referência único: Em vez de ter que olhar através de Slack ou tentar lembrar o que discutimos há cinco dias no video-call, sabemos que podemos encontrar todas as informações importantes sobre uma idéia no seu cartão Trello.
  2. Transparência da informação: ao ter informações sobre o Trello, podemos manter os membros da equipe relevantes no loop, mesmo que tenham perdido a conversa de Slack ou Zoom.


Tente isso:

Encontre uma ferramenta que se adapte ao seu sistema de conteúdo. Para nós, é Trello.
Se você já está usando uma ferramenta para o seu sistema de conteúdo use-a para armazenar todas as informações importantes sobre o seu conteúdo.

2. Arrange tempo para conversar cara a cara

Ash, nosso editor de blog, e eu temos uma reunião semanal todas as terças-feiras, onde falamos sobre todas as coisas relacionadas ao nosso blog.

Esta é uma prática que os produtores de conteúdo do Buffer têm feito desde o início do blog. Essas reuniões recorrentes nos encorajam a refletir sobre o nosso trabalho recente e a pensar como podemos melhorar.

Veja o que Ash e eu costumamos fazer durante o nosso alinhamento de conteúdo hoje em dia:

  • Avaliar o desempenho recente da publicação do blog
  • Discutir ideias de postagens de blog que estão sendo trabalhadas ou que estão planejadas para as próximas semanas.
  • Discutir as as notícia interessantes de mídias sociais de marketing.
  • Compartilhar postagens de blog bem escritas que lemos recentemente. Brainstorm de novas ideias para o blog.

Você não precisa manter a mesma agenda, mas eu recomendaria, pelo menos, revisar os resultados das suas postagens de blog recentes e refinar sua estratégia de conteúdo.

Tente isso

Faça um alinhamento de conteúdo com seus editores e escritores pelo menos uma vez por semana. Se você é o único escritor, você pode se reunir com o líder da equipe ou um colega de equipe interessado.

3. Promoção

Concentrando-se na promoção do conteúdo, não apenas na criação

Derek Halpern de Social Triggers gosta de gastar 80% de seu tempo promovendo seu conteúdo:

“É mais inteligente encontrar outras 10 mil pessoas para consumir o que você já criou ao invés de criar mais.

“Ou, em outras palavras, crie conteúdo 20% do tempo. Gaste os outros 80% do tempo promovendo o que você criou.

Estamos longe de gastar 80% do nosso tempo promovendo nossas postagens de blog, mas aqui estão duas coisas que fazemos para compartilhar nosso conteúdo com mais pessoas.

4 formas de promover o nosso conteúdo

1. Adaptando as postagens de blog para mídias sociais

Nós adaptamos nossas postagens de blog para um conteúdo adequado para cada plataforma de mídia social. Por exemplo, aqui estão algumas coisas que fazemos:

  • Brian Peters, nosso estrategista de marketing digital, cria histórias do Instagram com os pontos-chave da postagem do blog e convida nossos seguidores do Instagram a verificar a publicação completa em nosso blog.
  • Ele também cria vídeos curtos usando o conteúdo nas postagens do blog para compartilhar no Twitter e no Facebook. Descobrimos que os vídeos têm recebido mais engajamento e, consequentemente, mais acesso às mídias sociais do que links.
  • Republico as publicações do nosso blog no Medium, muitas vezes com um título diferente e um conteúdo mais curto.

Em vez de simplesmente compartilhar um link para cada plataforma de redes sociais, descobrimos que personalizar a publicação para cada plataforma, como a adição de vídeos para o Facebook, gerou mais envolvimento de nossos fãs.

Mesmo que fazer isso nem sempre gere tráfego para o nosso blog, acredito que ajude nossos seguidores a ganhar confiança no conteúdo que criamos. E da próxima vez, quando estiverem à procura de ajuda no marketing de redes sociais, talvez eles pensem primeiro no blog Buffer.

2. Construindo seguidores leais da nossa newsletter

Apesar dos rumores, o email não está morto (e não consigo ver ele morrendo em breve).

Nossa lista de e-mail é muitas vezes o gerador de tráfego número 1 para o nosso conteúdo no dia em que é publicado e nos fornece uma maneira de colocar nosso conteúdo na frente dos nossos leitores mais ávidos.

Agradecemos que muitas pessoas se inscreveram para receber nossa newsletter do blog ao longo dos anos, mesmo depois de pararmos de aumentar nossa lista de e-mails ativamente. Enviamos um e-mail sempre que publicarmos uma nova postagem no blog ou uma vez por semana.

Com cerca de 100.000 assinantes, cada uma das nossas novas postagens de blog recebe cerca de 1.000 a 2.000 visitas desses assinantes no primeiro dia. (A taxa de conversão é definitivamente algo em que podemos trabalhar.)

Tente isso:

Ter assinantes na newsletter nos permitiu compartilhar nosso conteúdo com um grupo de leitores que leem nossas novas postagens sempre que são publicadas. Se você deseja construir uma base de leitores leais e aumentar seu blog, considere trabalhar na expansão do número de assinantes da sua newsletter.

3. Prestando atenção ao tráfego de longo prazo (SEO)

Muitas vezes, nossas idéias de conteúdo provêm de uma combinação dos métodos listados acima. E na maioria dos casos, procuramos gerar tráfego de pesquisa de longo prazo para cada uma das postagens que publicamos.

Nossa publicação no blog sobre o algoritmo do Instagram é um ótimo exemplo. Nós sabíamos que é um tópico popular entre os profissionais de marketing de redes sociais, e as pessoas estão procurando por “algoritmo do instagram” no Google (cerca de 4.000 pesquisas por mês).

Ao entender o termo que as pessoas estão procurando no Google para este tópico e escrever uma peça bem pesquisada e de alta qualidade, a postagem no blog foi capaz de classificar na primeira página do Google e vem trazendo 600 a 800 visualizações por dia desde nós o publicamos.


Acreditamos que esse foco em trazer tráfego de busca a longo prazo para novas postagens ajudou a acelerar o crescimento do blog nos últimos meses.

Tente isso:

Se você quiser gerar tráfego de pesquisa de longo prazo para suas postagens de blog, aprender a fazer pesquisa de palavras-chave é um ótimo ponto de partida. Aqui estão alguns recursos para você começar:
Como fazer a pesquisa de palavras-chave – Guia para inciantes do SEO por Moz
Pesquisa de palavras-chave para SEO: The Definitive Guide by Backlinko
Como fazer pesquisa de palavras-chave em 2017 por Ahrefs

4. Faça títulos que atraem leitores

Uma ótima manchete pode levar as pessoas a uma postagem no blog a partir de feeds RSS, mídias sociais e mecanismos de pesquisa.

David Ogilvy, uma vez escreveu: “Em média, cinco vezes mais pessoas lêem o título do que o resto do texto”. Na verdade, descobrimos que até 78 vezes mais pessoas lêem o título no Twitter do que a postagem no blog.

Inspirado pelo processo editorial da Upworthy de escrever 25 títulos por artigo, eu apresentaria pelo menos 20 idéias de título para cada postagem no blog. Nem todos eles são ótimos, mas cada um deles me ajuda a chegar em um título melhor.

Costumo consultar esta publicação no blog com fórmulas de título para me ajudar a fazer um brainstorm. Nós também usamos o YoRocket, um plugin do WordPress que analisa e sugere melhorias para o título do post do blog.

Os 20 títulos também são úteis quando queremos compartilhar a postagem do blog nas redes sociais mais de uma vez. Eu compartilharia os títulos no cartão Trello com Brian Peters, nosso estrategista de marketing digital, que promoveria a postagem no blog em social.


Tente isso:

Para cada uma das postagens do blog, faça um brainstorming de pelo menos 20 títulos antes de se decidir por uma. Aqui estão algumas das nossas fórmulas de título:

– Título + Título (por exemplo, Entendendo o algoritmo do Instagram: 7 fatores-chave e por que o algoritmo é ótimo para profissionais de marketing)

 

– Item e Item: Listicle (por exemplo: Horário ideal, vídeos e mais: 10 maneiras fáceis de impulsionar seu alcance Instagram)

 

– O guia completo / final / para iniciantes ____ (por exemplo: Um guia completo para o Marketing de Instagram: Obtenha o manual que traz resultados para os melhores perfis do Instagram)

Bônus: Relance as postagens mais antigas para aumentar o tráfego

Muitos tópicos que abordamos no blog, como ferramentas de mídia social ou orçamento de marketing de mídia social, são tópicos sempre atuais.

Mas como as coisas mudam rapidamente no cenário das redes sociais, as informações em uma postagem no blog podem ficar desatualizadas rapidamente.

Então, ao invés de apenas escrever novas postagens de blog, também atualizamos postagens de blog existentes em tópicos de conteúdo sempre atuais que têm informações desatualizadas ou ainda mais potencial para o tráfego através da pesquisa. Isso mantém nossas postagens de blog relevantes e úteis para nossos leitores.

Por exemplo, quando atualizamos nossas ferramentas de análise de redes sociais em março de 2017, o tráfego diário mais do que duplicou de cerca de 300 para 700:


(Os dois picos de tráfego vieram de nosso feed RSS e newsletter de e-mail).

Tente isso:

Resumidamente, aqui estão os 3 passos de um relançamento de conteúdo:
1. Identifique conteúdo com desempenho inferior: Brian recomenda pesquisar posts que se classifiquem entre 7 a 15 no Google, postagens onde o tráfego orgânico caiu, postagens que apresentaram desempenho inferior e postagens que são boas, mas podem ser melhores.
2. Melhore e atualize esse conteúdo: algumas das sugestões de Brian são atualizar as imagens e screenshots, melhorar a estrutura do post e adicionar um novo estudo de caso.
3. Republique sua postagem: O último passo é atualizar a data “Publicado” no WordPress para hoje (o dia do relançamento). Isso trará a postagem do blog no topo do seu blog.

Pensando em métricas de vaidade e 1,5 milhões de agradecimentos

Ter mais de 1,5 milhão de visitas por mês é ótimo, mas você também pode argumentar que é uma métrica de vaidade. E você provavelmente teria razão.

Como produtores de conteúdo no Buffer, estamos no negócio de vender software. Nós não tomamos uma abordagem direta e intransigente para isso, mas nosso conteúdo está aqui essencialmente para aumentar nosso alcance, construir nossa marca, e consequentemente levar as inscrições e os números de receita da Buffer na direção certa.

Juntamente com o tráfego, também prestamos muita atenção ao número de clientes do Buffer referidos pelo blog e aos números de receita recorrentes mensais gerados por esses clientes. Essas métricas nos dão um melhor senso, em termos quantitativos, de como o blog oferece valor comercial.

No nosso caso, o aumento do tráfego parece se correlacionar muito bem com algumas de nossas métricas mais significativas, como inscrições, à medida que nosso tráfego cresce, assim como o número de inscrições e receitas geradas. Dito isto, desejamos fazer um bocado mais para otimizar esses fluxos e ver como podemos maximizar o valor de cada visita que recebemos ao blog, sem comprometer a experiência do leitor.

No geral, estamos satisfeitos com o progresso do blog e esperamos que você tenha encontrado esta postagem no blog útil.

E, finalmente, muito obrigado por ser um dos nossos leitores. Nós realmente apreciamos isso 🎉

Alfred Lua é Produtor de Conteúdo no Buffer.

Este artigo foi originalmente publicado em inglês como o título: How We Increased the Readership of Buffer’s Blog to Over 1.5 Million Visits

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