Segredos das palavras chave vendedoras nos anúncios no Google.

Umas perguntas que mais escuto hoje em dia é: Como faço para aparecer na primeira página do Google? Então respondo: Para qual palavra chave vale a pena você aparecer na primeira página do Google?

É muito fácil você aparecer para o nome exato da sua empresa. Isto é importante para seus clientes acharem seu endereço e telefone. É o Google funcionando como uma lista telefônica. Mas não traz nenhum cliente novo para você.

As palavras chave vendedoras (que poderiam também se chamar de frases chave)  são aquelas que trazem clientes novos para a sua empresa, de preferência que estejam prontos para comprar. Mas como identificar quem são as pessoas que estão prontas para comprar? Vamos então analisar o ciclo de compras na Internet.

1) Busca de Informações

A pessoa ainda não sabe o que quer comprar ou não sabe qual modelo comprar, então procura por palavras chaves genéricas. Por exemplo se vai comprar um carro, procura por: carro, caminhonete, sedan, etc… Por serem muito genéricas estas palavras chave podem ser usadas tanto por quem está no começo do processo de compra, como por quem esta fazendo uma pesquisa de colégio, por uma criança procurando um desenho de carro para pintar ou por alguém que quer saber as últimas notícias sobre carros.

O volume de buscas é astronômico e a concorrência por um lugar na primeira página também, seja nos resultados gratuitos como nos resultados pagos(links patrocinados). Se você estiver fazendo uma campanha de links patrocinados vai gastar uma fortuna e trazer um monte de pessoas para o seu site que nunca vão comprar.

2) Busca por produto ou serviço

Um pouco mais a frete do processo de busca de informações está a busca por produto.  A pessoa já sabe o que esta procurando e quer descobrir as diferenças entre as diversas marcas ou empresas. Por exemplo: TV de LED ou Empresa de Web Design.

3) Busca Local

Como os resultados são do país inteiro e as vezes do mundo, muitas vezes a busca é refinada incluindo uma indicação de local. Por exemplo: Empresa de Web Design em Curitiba. Este é o tipo de palavra chave mais vendedora para empresas de serviços pois traz pessoas que querem comprar o seu serviço na sua área de atuação.

Para as empresas de serviços aparecer bem para uma palavra chave dessas é o equivalente no comércio a loja que está no shopping ou na rua principal do comércio da cidade. Ela vai receber um volume constante de interessados no seu serviço na sua cidade.

4) Busca por Marca ou Modelo

Estas são palavras chave altamente vendedoras pois quando a pessoa busca por uma marca e modelo específico já fez a escolha e esta apenas buscando o melhor fornecedor. É uma pessoa pronta para comprar.

Um exemplo seria: TV LED Sansung 40 UN44004

O volume de buscas é bem menor mas muito mais qualificado. Se você estiver fazendo uma campanha de Adwords comeste tipo de palavras chave tem o potencial de trazer o maior retorno com o menor investimento.

Resumindo:

Quanto mais específica a palavra chave mais vendedora será.

One Response to Segredos das palavras chave vendedoras nos anúncios no Google.

  • OI,boa tarde!

    Na realidade eu tenho uma dúvida e não um comentário, eu tenho uma transportadora de veículos que atende em todo o Brasil, faço um investimento até considerável para uma empresa de pequeno porte e mesmo assim acho que não tenho o retorno esperado, então gostaria de dicas de palavras chave para este tipo de campanha.