Por que salvar os arquivos na nuvem?

Muitos são os casos de pessoas que perderam todos os seus arquivos, porque tiveram problemas com seus computadores que precisaram de formatação ou que, simplesmente, deixaram de funcionar.
Isso gera inúmeros tipos de problemas, uma vez que os arquivos podem nunca mais serem recuperados.

Outro tipo de problema bastante comum diz respeito ao acesso dos arquivos. Para acessar os arquivos pessoais os usuários precisam carregar seus computadores ou pendrives pra cima e pra baixo, ou fazerem algumas manobras, como enviar e-mails pra si mesmo contendo arquivos que irão ser utilizados como anexo, ou ainda enviarem os arquivos como mensagem no whatsapp.

Salvar os arquivos na nuvem é uma forma segura de ter acesso à fotos, documentos de texto, arquivos de backup, vídeos, etc, em qualquer lugar, para isso basta apenas ter acesso à internet, o que hoje em dia encontra-se disponível em todos os celulares, por exemplo. À propósito, “salvar na nuvem” significa que seus arquivos estarão hospedados na internet.

Vários são os serviços de armazenamento disponíveis. Os mais conhecidos e amplamente utilizados são o Google Drive e o DropBox. Porém, uma simples pesquisa na internet resulta em mais de dez resultados.

Os serviços mais simples oferecem a partir de 5GB de espaço gratuito, com opções de acesso em celulares via aplicativos específicos e ainda o gerenciamento do compartilhamento de arquivos com outras pessoas, como é o caso tanto do Google Drive, como do DropBox, dentre outros.

Abaixo você poderá ver algumas especificações importantes destes serviços e escolher um deles para que seus arquivos estejam salvos e seguros na nuvem.

1. DROPBOX

O DropBox, segundo pesquisas iniciais, foi criado no ano de 2007 por um grupo de estudantes do conhecido M.I.T. É um dos serviços que serviu de referência para criação de vários outros, principalmente por seu suporte em plataformas móveis.

  • Armazenamento gratuito: 2 GB podendo chegar até a 16GB com indicações para outros usuários;
  • Compartilhamento: Depois de instalado no seu computador, o DropBox cria uma pasta que poderá ser acessada remotamente. Além disso, diretórios específicos poderão ser compartilhados com outros usuários.
  • Saiba mais em: http://dropbox.com

2. GOOGLE DRIVE

Este serviço foi integrado com o Google Docs para receber a funcionalidades de edição colaborativa.

  • Armazenamento gratuito: 5 GB;
  • Compartilhamento: O Google Drive fornece link público do arquivo e permite compartilhar com Google+, Gmail, Facebook e Twitter com um clique. Também é possível manter o arquivo privado e compartilhá-lo com usuários selecionados que possuam uma conta do Google.
  • Saiba mais em: http://drive.google.com

3. ONE DRIVE

Este é o serviço disponibilizado pela Microsoft que contém alguns recursos poderosos para ajudar você a encontrar o que precisa, trabalhar em documentos em coautoria e manter as suas fotos e arquivos organizados.

  • Armazenamento gratuito: 7 GB;
  • Compartilhamento: O OneDrive é pré-instalado no Windows 10, o que permite que os seus documentos e fotos sejam salvos no OneDrive automaticamente. As notificações em tempo real permitem saber quando um documento está sendo editado e por quem.
  • Saiba mais em: http://onedrive.live.com/about/pt-br/

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